A ilha de Machias Seal localiza-se no Canadá, na fronteira marítima entre o estado de New Brunswick e o Maine, nos Estados Unidos. Geologicamente, a ilha faz parte do arquipélago de Grand Manan, uma série de rochas escavads pela ação do gelo durante as ultimas glaciações, a maior parte desabitadas.
A oprimida população de ilhéus compõem-se principalmente de aves marítimas que fazem escala na ilha durante a temporada de migração para o sul, quando as espécies do ártico como a Fratercula arctica e o Sterna hirundo, ambas espécies que vivem ao redor do ártico, alimentando-se exclusivamente de peixes. Estas oprimidas populações, são disputadas em virtude da ambigüidade do texto do tratado de Paris, em 1783, que pôs fim à guerra de independência dos Estados Unidos e especificou a fronteria entre a colônia inglesa do Canadá e os americanos. O texto dá margem à diversas interpretações, dependendo do lado em que se está. A ilha permanece pois como uma disputa territorial entre ambos os países, o que poderia levá-los a uma sangrenta guerra de proporções apocalípticas (basicamente, as piores partes da Bíblia).
No meio deste conflito, os pobres animaizinhos permanecem sobre o jugo do Departamento Florestal Canadense, que possui um farol e estações de pesquisa na região, destinados ao acompanhamento das espécies migratórias. A solução ideal para o conflito seria declarar a independência de Machias Seal Island, antes que o governo George W. Bush resolva utilizar a disputa como pretexto para invadir a ilha...
Um comentário:
Oi,
disputas e mais disputas?!!
e sempre o mesmo nome envolvido:
George W. Bush ou EUA.
aqui que tédio, de vez enquando poderia mudar...
té.
Postar um comentário