No mapa, acima Gibraltar, território Britânico. Ao sul, já na África, aparece Ceuta, praça forte espanhola
Gibraltar, ou como chamam os ingleses, The Rock, é uma das pet rocks (pedras de estimação, igual aquela da propaganda de celular, lembra?) disputadas pela Espanha. A outra é Perejil e as possessões africanas, como Ceuta e Mellila. Um dos territórios remanescentes do antigo Império Britânico, Gibraltar é uma cidade movimentada, sede de um movimentado porto e base militar britânica. Além de sua evidente posição estratégica como entreposto de abstecimento para os navios que deixam o Mediterrâneo em direção aos outros continentes, Gibraltar foi muito utilizada durante a segunda Guerra Mundial como base militar, e permaneceu em mãos inglesas, assim como Akrotiri e Dekhelia, no Chipre.
A história do rochedo só passa a ser interessante no momento em que a região, sucessivamente dominada pelo califado de Córdoba e pelo reino da Espanha passou das mãos deste último para os britânicos, de forma perpétua, como resultado de tratados ao fim da guerra de sucessão espanhola. A cessão do trecho de terra terminou com uma longa série de guerras e permitiu aos ingleses controlar a entrada e saída do Mediterrâneo por meio de sua nova colônia.
Atualmente, Gibraltar é sede de bancos e empresas off-shore, que não pagam impostos em seus países de atuação por terem sede no pequeno paraíso fiscal, rota obrigatória do tráfico internacional de drogas e de armas e sede de um dos mais refinados sistemas de lavagem de dinheiro do mundo. Enfim, uma típica colônia britânica, como as Ilhas Cayman, no caribe. A população, como era de se esperar, não tem interesse em pagar impostos ou obedecer a leis, se pertencer ao Reino da Espanha, apesar das reiteradas propostas de soberania deste último sobre o território. Talvez quando os espanhóis devolverem Olivença a Portugal e as suas cidades-fortaleza aos marroquinos, os ingleses resolvam restituir o território.
Em destaque, The Rock, vista pelo lado espanhol
Em destaque, o movimentado Porto de Gibraltar