04 setembro, 2005

Série Populações Escravizadas por Motivos Imperialistas 5 - Ásia - Ilhas Christmas




As ilhas Christmas são um território explorado pela Austrália (aleluia, um país imperialista que não fica na Europa), localizado 300 milhas ao sul de Java e 1200 milhas da Austrália. Sua superfície é de 135 km², para uma população atual de 351 habitantes. Possui câmara local de 9 representantes, sendo o governador apontado entre algum coitado da burocracia de Camberra para o eminente cargo pelo Governador Geral da Austrália. Fazendo justiça aos australianos, os locais têm os mesmos direitos e deveres que qualquer cidadão australiano.
A economia, que segundo Karl Marx é o motor das ações humanas e, conseqüentemente, da história, é baseada na exploração de fosfato e na construção de um espaçoporto (!), que os australianos estão instalando nas ilhas, similar ao que o Brasil têm lá no Maranhão.
O incrível desta história toda é que a ilha, anteriormente uma das muitas colônia penais britânicas no Índico e no Pacífico, agora está entrando de vez na era da Informação (isso se o tsunami não aparecer por lá e destruir tudo de novo, como fez da última vez.
Pelas fotos, o lugar devia ser mais bem utilizado como praia (como se os australianos tivessem poucas praias no seu litoralzinho), mas o fato de estar quase na altura da linha do Equador foi preponderante para os australianos resolverem mandar a ilha pro espaço, literalmente.