08 novembro, 2006

Série Regiões Autônomas com características culturais oprimidas por governos estrangeiros 38 - Galiza/Galicia



Em destaque: mapa da Galícia, norte da Espanha.



A Galicia é uma das regiões autônomas da Espanha onde considera-se como válida a existência de uma comunidade ou nação com características culturais próprias. No caso dos galegos, a principal característica que os distingue dos castelhanos é seu idioma, muito próximo foneticamente do português.
Dentro do Estatuto das nacionalidades da Espanha, os galegos não são exatamente considerados como uma nação. São um grupo com autonomia, embora menor que a dos catalães e bascos, estes sim considerados como grupos nacionais.
A Galícia como região encontra-se no noroeste da Espanha, entre o Oceano Atlântico, o norte de Portugal e as Astúrias. As maiores cidades da região são La Coruña e Santiago de Compostela, com população inferior a 300 mil habitantes cada. A grande importância da Galícia historicamente foi ter sido por muitos séculos até a chamada Reconquista ( termo que é uma bobagem, já que tecnicamente os atuais espanhois são bem diferenciados dos antigos visigodos) a sede dos pequenos reinos cristãos locais, e sede do principal santuário cristão, Compostela, onde estariam os restos de Santiago, um dos apóstolos de Cristo segundo a lenda cristã.
Economicamente, a região é uma das mais pobres e atrasadas da Espanha, quando se compara com as demais, mas seu índice de desenvolvimento é bem superior a países como o Brasil. Depende basicamente da agricultura e industrias ligadas à alimentação.
Assim como as demais nacionalidades sob jugo espanhol, os galegos foram regularmente reprimidos pelos castelhanos, em especial sob a ditadura de Franco.
Agora, para finalizar, um pequeno texto em galego.
A consideración de Galicia como nación e unha procura constante dun maior grao de autogoberno que son defendidas por un número significativo de cidadáns. As tendenzas nacionalistas e mesmo non-nacionalistas en Galicia son na súa meirande parte de tipo federalista, isto é, a formación dunha federación co resto dos actuais territorios españois. Tamén existen grupos independentistas.


Em destaque: La Coruña, uma das principais cidades galegas



Em destaque: o litoral recortado da Galícia