26 maio, 2006

Série Ilhotas Vulcânicas com alguns metros quadrados disputadas por colônias imperialistas 27 - Walpole, Matthew e Hunter Island





Legendas das fotos:

1) A ilha Matthew (sim, é isso mesmo, aquela coisa tosca ali)
2) O vulcão da ilha Matthew (poderiam ganhar dinheiro incinerando lixo, não acha)
3) A ilha Walpole

As ilhas de Walpole, Matthew e Hunter são três pequenas ilhotas vulcânicas desabitadas, localizadas entre o arquipélago de Nova Caledônia, na Polinésia Francesa, e Vanuatu, na Polinésia independente. Com a estupenda superfície de dois quilômetros quadrados, recheadas de vulcões e sacudidas periodicamente por algum terremoto, além de estarem seriamente ameaçadas de extinção pela simples subida da maré, estas incríveis superfícies territoriais são objeto de disputa sangrenta entre dois grandiosos países: Nova Caledônia, uma colônia francesa, e Vanuatu, uma ex-colônia.
Qual o objetivo de se dominar tais vulcões? Simples; assim como no caso de Kermadec, os vanuatenses e os neocaledônios pensam no futuro! Como daqui a uns duzentos milhões de anos mais ou menos, através do movimento vulcânico e das constantes erupções, além da deriva continental, estas pequenas porções de terra irão crescer, e formarão um novo continente. Claro que quem possuir a prescedência, como no caso da Antártida, vai obter melhores porções desta disputada terra nova.
Sem comentários, este lugar é tão tosco que nem sei direito por que perdi meu tempo falando sobre ele; mal se encontra informação sobre este país oprimido.