09 maio, 2006

Série Regiões entregues por povos oprimidos após guerras imperialistas 26 - Karelia





Karelia é a denominação comum de parte das terras localizadas entre o golfo da Finlândia, os lagos Ladoga e Aaninen e o mar Branco, na Rússia. Historicamente a região é o ponto de encontro de três culturas distintas: os nórdicos suecos, presentes aí desde o século XII, os suomi, ou finlandeses, cuja língua guarda semelhanças como os povos da estepe que emigraram para a Europa em levas desde a era do Bronze, e os eslavos russos, especialmente ligados a região de Lvov.
Com tantas diferenças culturais, não é de setranhar que a região de Karelia sempre tenha sido mutio disputada por estes povos. O reino sueco dominou politicamente a região até o século XIX, quando os finlandeses conseguiram sua independencia. Já a Rússia conquistou Karelia durante a guerra do Inverno, em 1939, quando os bolcheviques invadiram a Finlândia. Em 1943 os finlandeses expulsaram os soviéticos de Karelia, mas ao fim da Segunda Guerra foram derrotados e perderam definitivamente a área para os russos.
Economicamente, a parte russa da Karelia é uma das regiões mais atrasadas da Europa, contando com pouca ou nenhuma atenção do governo russo, desde o fim da guerra Fria. Com o término das hostilidades entre a URSS e a OTAN Karelia perdeu boa parte de sua importância estratégica militar, e hoje permanece abandonada pelo governo central de Moscou.
A subdivisão da federação russa se dá por meio de repúblicas autônomas, e uma destas é Karelia, mas a parte que pertencia aos finlandeses hoje é administrada pela região de Leningrad Oblast.
O governo finlandês não possui nenhuma exigência oficial de devolução das terras de Karelia ao antigo status quo, mas grupos civis dentro da Finlândia frequentemente vem advogando o direito dos mais de 450 mil exilados karelianos, espalhados pela Europa, de retornar as suas antigas terras, desapropriadas pela URSS ápós a invasão. Para os finlandeses, Karelia estaria melhor se fosse administrada pelo governo finlandês, o que é uma coisa óbvia.