04 novembro, 2007

Série Vespeiros na costa chinesa que envolvem porta aviões americanos 47 - Taiwan

No mapa: Taiwan, na costa chinesa

Taiwan, Taipé ou Formosa são denominações comuns da ilha de Taiwan, que hoje é governada por um governo autônomo, embora juridicamente faça parte da China Continental. A ilha obteve o status de não província e não país após a revolução Comunista de 1949, quando Mao Tse Tung explusou o Koumintang para a ilha de Taiwan, último refúgio dos nacionalistas. A ilha, a poucos quilômetros da costa, serviu como refúgio dos últimos remanescentes do antigo regime republicano chinês, e foi habilmente protegida durante estes anos por uma frota americana estacionada no local.

Taiwan tem para os americanos o status de aliado. Por isso, é um dos poucos países da região a cooperar com as políticas americanas para o Pacífico. Taiwan depende de Washington para sua defesa quanto a uma ameaça de invasão Chinesa. E os americanos não esquecem da importância da ilha, vital por ser uma espécie de porta aviões insubmergível ancorado na costa do gigante chinês. Do território taiwanês, os Estados Unidos poderiam bombardear qualquer posição chinesa, em uma eventual crise entre ambos os países. As tensões esfriaram na década de 70, quando a China entrou para a ONU. Taiwan então virou um não país, embora faça parte da Comunidade do Pacífico.

Economicamente, a ilha têm na industria moderna seu ponto forte, com uma população extremamente capacitada e uma excelente saída de seus produtos para os mercados ocidentais. A pujança econômica e o IDH taiwanês colocam esse não país entre os de melhor condição de vida para sua população, diferente do gigante chinês que mantém em estado de semi-escravidão mais de dois terços de sua população. Cresce ainda em Taiwan a idéia da independência do país em relação à China, o que já é uma realidade de facto, embora ainda não reconhecida de jure.


Em destaque: relevo montanhoso de Taiwan

Taipei, a capital, éumamoderna e superpopulosa cidade asiática


Imagem da modernidade de Taiwan