05 novembro, 2010

Série Povos com um Conturbado passado de Dominação Mundial reduzidos a Minorias Étnicas Sobreviventes 59 - Assírios

No destaque: Antigos Assírios


Mapa do antigo Império Assírio

Região de Nínive atual, antiga capital assíria


Tropas de ocupação em Mosul, Iraque, onde se concentram a maior parte da população assíria


Igreja Assíria, cristã ortodoxa


Os assírios ocupam lugar de destaque nos livros de História Antiga, devido à eficiência e crueldade de seus métodos de dominação. Grandes reis como Sargão e Assurbanipal tiveram seu tempo de glória e dominaram extensas regiões do Oriente médio atual, incluindo a região onde se concentram hoje seus descendentes, os modernos assírios.
Calcula-se que a regiao de Mosul, norte do Iraque atual, abrigue cerca de 1 milhão de assírios étnicos, isso sem contar os milhares de refugiados em países vizinhos como Síria e Turquia. Os assírios são um ramo semita, assim como os árabes e culturalmente se diferenciam por serem majoritariamente cristãos ortodoxos, assim como seus vizinhos sírios maronitas. Essa herança cultural cristã antiga permanece nas comunidades assírias atuais.
O problema assírio começa no Iraque por não serem uma das minorias reconhecidas pelo governo iraquiano e pela comunidade internacional: xiitas, sunitas e curdos. Como não são considerados uma minoria, não tem acesso à autodeterminação prevista no estatuto atual do Iraque ocupado. Como minoria, sofrem pressão dos grupos majoritários locais, especialmente dos curdos; por não serem muçulmanos, tem dificuldade de acesso a serviços básicos como saúde e educação, vivendo como estrangeiros em sua própria terra.
Os líderes assírios desejam que sua comunidade seja contemplada com os mesmos direitos que as demais etnias não xiitas possuem no Iraque, incluindo o direito ao retorno dos refugiados e ao uso de sua língua, uma variante do aramaico falado entre as comunidades cristãs sírias e libanesas.