17 março, 2006

Série Nações Bem sucedidas em seus desígnios de liberdade 21 - República da Concha (essa é muito boa)




A república da Concha obteve sua soberania após séculos de dominação imperialista americana no dia 23 de abril de 1982. A ação foi uma resposta a um bloqueio em que a patrulha rodoviária imperialista americana bloqueou a US 01, única via de acesso entre as ilhas e a Flórida. A medida da patrulha visava evitar que imigrantes ilegais entrassem nos Estados Unidos, como se as Keys não fizessem parte do mesmo... Em resposta a este ato de evidente agressão de seus direitos como cidadãos americanos, o prefeito das Keys, Dennis Wardlow, declarou independência dos Estados Unidos, uma vez que estavam sendo tratados como estrangeiros. Em seguida, declarou guerra aos Estados Unidos.
Durante um minuto os concheanos respiraram o ar da liberdade, mas após este curto período, o recém nomeado Primeiro Ministro da República da Concha, Dennis Wardlow, pediu uma trégua ao governo americano, e em seguida enviou uma petição às Nações Unidas, exigindo 1 bilhão de dólares como fundo para reconstrução do país, após o cerco federal.
Como o governo Reagan não contestou a declaração de Independência, mesmo após a rendição, os habitantes desta república continuam independentes. Hoje, a república da Concha possui passaporte erepresentações diplomáticas em trinta países, incluindo os Estados Unidos.