28 março, 2006

Série Futuros Continentes Formando-se no Pacífico dominados por potências imperialistas visionárias 23 - Ilhas Kermadec





As ilhas Kermadec, como o próprio nome diz, são um território insular localizados algumas centenas de quilometros (800) da Nova Zelândia, sua metrópole. O território é desabitado, ou seja, não tem ninguém morando lá. Além de desabitado, também é um pouco isolado, o que talvez explique a afirmativa anterior. Dados de arqueológos indicam a presença de populações polinésias na região entre os séculos 10 e 14, quando abandonaram a área ou se estinguiram.
As ilhas localizam-se na região subtropical do globo, com imensas florestas endêmicas, ou seja, qu só existem por ali. Também destaca-se pelos frequentes e diários terremotos que vicejam na região, localizada entre as placas tectonicas do Pacífico e da Austrália-Índia. As altitudes variam entre 80 metros e 1500 metros, e estão diariamente em processo de formação nos diversos vulcões ativos que formam a crosta local.
O objetivo do governo neo- zelandês, além de proteger os ratos que imigraram da Europa e destruiram a vida animal da região, é apossar-se de uma fonte de terras novas aparentemente inesgotável, já que daqui a alguns milhões de anos, a região deverá formar um pequeno continente, juntamente com Tonga.
Contra o imperialismo com motivos futuros excusos!