19 outubro, 2005

Série Populações Oprimidas por Populações Oprimidas por Populações Opressoras 12 - Oceania - Ilha Niue




A ilha Niue é uma pequena nação localizada próxima a Tonga (isso deve ter ajudado muito na localização), com uma superfície de 260 km². Sua população atual é de cerca de 2166 habitantes, e vem declinando muito nos últimos anos devido à imigração para países como a Nova Zelândia.
Politicamente, os niueans são governados por um parlamento local, com vinte assentos, mas mantém sua política externa sob controle da Nova Zelândia. Desta forma, os Niueans mantém-se ocupados com o governo interno, enquanto são representados externamente pelos neo-zelandeses. Mas isso é apenas o início do problema. A Nova Zelândia, por sua vez, também é uma entidade política autônoma, mas sua política externa é definida por seu chefe de Estado (como qualquer outro país) que, por sua vez, não é ninguém menos que a rainha da Inglaterra. Assim, os niueans são colônia de uma colônia, o que os torna um caso único no mundo.
A economia deste pequeno país depende adivinhem ... do turismo e da venda de selos. Como qualquer pequeno país da Oceania, Niue não consegue manter um montante de serviços governamentais para uma população tão escassa, e depende largamente de ajuda externa para sobreviver como entidade autônoma.