04 setembro, 2009

Série Países prestes a ser tornar independentes ou se incorporar ao invasor 55 - Porto Rico

No mapa, Porto Rico e sua localização na América Central insular

Porto Rico tem um status peculiar: sem dúvida, é a maior colônia norte americana no mundo, mas não é reconhecida como tal. Tem oficialmente o título de Estado Livre Associado, um eufemismo para quem não tem representação no congresso, não tem direitos políticos e contribui com um terço de sua população para manter as forças armadas dos Estados Unidos. Porto Rico possui um governador, que é eleito pela população local e se subordina ao Congresso americano e, embora seu chefe de Estado seja o presidente dos Estados Unidos, este não pode ser escolhido pela população local, pois ela não tem direito a voto.
A região conta hoje com cerca de 4 milhões de habitantes, um alto IDH (ligeiramente inferior ao americano), divididas em uma minoria norte-americana e uma maioria porto-riquenha hispânica. Economicamente, Porto Rico depende do turismo, especialmente o norte-americano, e das rendas de milhões de exilados econômicos que prestam serviços no vizinho do norte. De fato, a população porto-riquenha no exterior excede, e muito, a que ficou na ilha.
Tirando o fator cultural, porto-riquenhos e americanos possuem laços econômicos difíceis de se cortar, mesmo em tempos de crise econômica mundial. As propostas de independência do território foram feitas em 1998 e a população escolheu continuar seu status quo, uma vez que não possuem um horizonte muito amigável caso resolvam se tornar independentes. Também rejeitaram a anexação aos Estados Unidos, o que apenas ampliaria os direitos e também os deveres da população, como a cobrança de impostos federais. Os porto riquenhos não tencionam cortar a ajuda federal para o território, mas se quiexam de que por não se tratar de um Estado da União, sofre com a demora da chegada de verbas e a falta de representatividade, que só seria resolvida com a anexação.



Vista de Vieques, ilha de Porto Rico, e sua paisagem caribenha típica


A infra estrutura porto riquenha é voltada para o turismo


Laços culturais com os americanos incluem o esporte, como basquete e baseball