28 setembro, 2005

Impressões Jacutianas da Ilha Bouvet - Por MJD




Nota: Legenda das Fotos

1) Alguns oprimidos habitantes da ilha Bouvet, em protesto contra a presença norueguesa na região (cortesia do MLTPIB, Movimento de Libertação Trotskista dos Pingüins da Ilha Bouvet);
2) Transporte que levou nosso intrépido jornalista até as ilhas (cortesia Gidion e Transtusa, Jacu City, Brasil);
3) Hotel onde nosso impávido viajante repousou após mais de duas semanas de viagem em mar encapelado (cortesia da rede Albergues da Juventude);

A vida cotidiana de um estudante em Jacú City não é muito movimentada, especialmente se é academico da Univiversidade da Região de Jacú City ( Unicú ). Sempre aquela história: acordar preparar um café puro e cair sobre pilhas e pilhas de folhas e documentos sobre as condições dos explorados e das exploradas no mundo. Após longas horas de leituras e aprofundamentos nas práxis filofosicas, o zarcão é o meio e o destino a UNICÚ. Nesse ambiente, vem as funções de estagiário e estudante. Quando se aproxima as 19 horas é momento de ficar observando os cidadões e as cidadãs de Jacú City estacionando seus carros nas faixas de pedrestes e na área destinada a motos. 19 horas: é a sala o destino e novamente Marx é modo de produção. Depois de todo esse momento triste da constação na teoria da exploração mundial. A cama me espera.
Porém, nos últimos dias acabei fugindo dessa rotina, especialmente quando conheci o site: http://wdworld.blogspot.com/, um extraordanario site, em que constatamos a exploração mundial, por meio de imagens e textos com grande folego teorico. É melhor bão ficar registrando como o site aprofundou a amplitude da exploração e ir direto ao assunto: Fuga da Rotina e Impressões Jacutianas da Ilha Bouvet.

Fuga da Rotina:
Graças a brilhante idéia do editor chefe Wan Dall, um grande expoente do berço da esquerda radical de Jacú City (sediada no bairro Floresta), fui o ganhador de um prêmio para sentir os problemas sociais de uma colônia da Noruega.
Fiquei sabendo da premiação quando entreva no zarcão com o destino a minha casa, no berço da esquerda radical de Jacú City, e o grande Wan Dall conversar com o motora, seu ex-companheiro de trabalho sobre atuais condições da exploração nas linhas de transporte público na Ilha Sanduiche.
É melhor reproduzir o acontecimento.

Wan Dall: Maikon, você ganhou!
Maikon K: Como ?
W.D: É sério, você vai viajar, embarca amanhã.
M.K: Caralho, filho da puta, não acredito.
W.D: Prepare as malas.

A caminho das Ilhas:
As 5 horas da manha já estava em pé, o secretário da redação da wdworld Marco Aurélio, foi me buscar e levou a Curitiba. No aeroporto algumas pessoas da mídia e da historiografia regional. Após despedidas rápidas embarquei (num navio em Curitiba...).
No avião a aeromoça ofereceu uma edição do Cú-Ticia, como de costume fui ler o editorial, onde grande proto jornalista e proto historiador Ternos e Trajes comentava criticamente a postura da WDWORLD. Pricipalmente pela abordagem da exploração das colônias em países de pouca expressão por países de impressões inferiores.
No momento a emoção grande e nada poderia apagar a chama e as expectativas. Mesmo após ir de Jacú City a Curitiba a Buenos Aires ( onde reencontrei camarada josnei correndo numa esteira da Atletic) Tijuana ( e visitar David em seu Kibbutz com sua extensa plantação de crack), Quebec, Madrid, Oslo e finalmente Ilhas Bouvet. Sim, todas os locais e sofrimento e rencontros ainda estava em pé, pronto pra formular minhas... (Nota do editor: O que ele foi fazer em Oslo, se as ilhas Bouvet ficam na Antártida?)

... impressões jacutinas da Ilha Bouvet:
Deveria estar cansado e preocupado, já que estava numa colonia da Noruega, em que os povos sofrem constantes degradações da colônia. Assim a possibilidade de encontrar hostilidade era tamanha que...

(Continua...)

Aqui está o vencedor do Concurso Seja um colunista do WD World



Apesar do desejo de milhares de pessoas de participar da promoção, apenas o nosso concorrente hours concours MJD, conseguiu os pré-requisitos necessários para vencer a disputa e ganhar a tão sonhada viagem para uma colônia da Noruega. O destino dele foi a fantástica ilha Bouvet, no mar Antártico, a cerca de 2000 milhas das Ilhas Falkland. Pelo jeito ele adorou a oportunidade de conhecer mais de perto este país oprimido, e nos mandou estas incríveis fotos de sua estadia na região. A equipe WD World parabeniza-o por sua coragem e seu desejo de aparecer.
Em breve, uma descrição de tão fantástico país, pelas mãos de nosso renomado repórter de campo.