17 outubro, 2006

Série Colônias Esquecidas em regiões inóspitas e habitadas por Nazistas sobreviventes 36 - Neuschwabenland



Neuschwabenland (Nova Suábia) é o nome dado a uma extensa região do litoral atlântico da Antártica, e que durante o período de 1937 a 1945 foi reconhecidamente uma colônia alemã.
Conhecida desde as primeiras expedições antárticas do século XIX, o recortado litoral da Antártica era objeto de disputa entre diversas nações européias, entre os quais o Reich do Kaiser Guilherme. Em seu governo, diversas expedições aportaram na região, e em 1873 fizeram um reconhecimento minucioso da costa, objetivando a efetiva ocupação das despovoadas terras do sul.
Em 1937, durante o governo Hitler, os alemães resolveram ocupar e reinvindicar a região para o Terceiro Reich. Mobilizando o que havia de melhor em tecnologia e recursos, os alemães mapearam e fizeram o levantamento topográfico de uma área de 600 mil quilometros quadrados, maior que a própria Alemanha, produzindo cerca de 11 mil fotografias e dispersando milhares de bandeiras do Reich na região, o que era a forma mais comum de se ocupar uma área e aceita internacionalmente.
Até a eclosão da guerra, em 1939, os alemães descobriram diversas áreas onde o continente antártico é livre da camada permanente de gelo, causadas por fontes termais e vulcanismo. Uma imensa falha geológica corta o continente, seguindo pelo Oceano Pacífico. Durante a guerra, os submarinos alemães foram utilizados intensamente nas águas da Antártica, chegando mesmo a tentar ocupar o Estreito de Magalhães e as Falklands, mas sem sucesso.
Após a guerra, existem relatos de uma expedição americana ao continente, em 1947, pretensamente para destruir as bases militares nazistas presentes na Antártica. A partir daí, tudo o que se relaciona com a região de Neuschwabenland é envolto por especulações ufológicas e outras correntes mistificadoras, que envolvem em uma aura de mistério a existência ou não em algum momento da história de ocupação humana permanente na Antártica antes da Segunda Guerra Mundial, o que por si só seria um fato notável.

Em destaque: avião sendo lançado do navio Suábia



Em destaque: o Schwabenland, ou Suábia



Em destaque: súditos do Terceiro Reich na Antártida ocupada