11 abril, 2006

Série Países Oprimidos que podem servir de pretexto para a invasão americana no Irã 24 - Ilhas de Abu Musa, Grande Tanab e Pequena Tanab





As ilhas em questão são três pequenas extensões de terra cercadas de água por todos os lados, exceto por cima, localizadas no golfo pérsico, ou arábico, bem na entrada do dito cujo golfo. Apesar de serem literalmente desabitadas e deserticas, as ilhas são alvo de uma intensa disputa entre Irã, o imperialista invasor, e os Emirados Árabes Unidos, um conglomerado de interesses de senhores semi-feudais de terras, famílias nobres descendentes dos antigos conquistadores árabes da região, que se uniram em um estado federativo para não terem o mesmo fim que outros principados e potentados locais, absorvidos pela Arábia Saudita.
As três ilhas têm um valor estratégico enorme, pois a partir de suas águas territoriais é possível controlar a entrada e saída de embarcações do golfo pérsico, além de acreditar-se que nestas mesmas águas existam extensos reservatórios inexplorados de petróleo e gás natural. Dito isso, passemos ao problema: a quem pertencem Abu Musa, Grande Tanab e Pequena Tanab?
Um documento do século XIX estabelece que as ilhas são parte integrante do patrimônio familiar dos Al-Khawasmeh, sheiks que controlam boa parte do território dos Emirados de Ras Al-Khaimah e Sharjah. Estes sheiks também possuíam propiedades do outro lado do golfo, em território hoje iraniano, o que motiva a disputa entre ambos os estados. Ao perder a soberania sobre a parte iraniana de seus domínios, os Al-Khawasmeh conservaram seus domínios sobre o território da península arábica, incluindo as supra citadas ilhas da embocadura do golfo. O Irã contesta esta soberania, por considerar as ilhas parte do território perdido pelo sheik para os iranianos. Em 1971, num ousada ação militar, os iranianos, apoiados por só deus sabe quem (USA) resolveram invadir as ilhas e o conflito pela posse das mesmas continua em nível diplomático até hoje. Mas este conflito diplomático poderia sair da atual conjuntura se os iranianos conseguissem irritar o suficiente seus antigos aliados americanos ao ponto de eles invadirem o Irã, sob pretexto de libertar as ilhas das garras imperialistas do país ariano.
Pela independência das ilhas do golfo!