08 março, 2006

Série Povos Expulsos de seus lares sem a mínima complacência em pleno século XX - Ilhas Chagos e Diego Garcia




Nosso vigésimo país oprimido que ninguém conhece merece menção honrosa em nossa publicação. O arquipélago de Chagos é um território dependente da Grã Bretanha, com o nome de British Indian Ocean Territory, e sua população, exilada, ultrapassa dois mil habitantes. É, segundo a rede BBC, um dos episódios mais sórdidos da sórdida história britânica. Durante as décadas de 60 e 70, os habitantes de Chagos, cuja maior ilha é Diego Garcia (a mais conhecida), foram discretamente expulsos de suas terras e exilados em Seichelles e Maurício. O motivo: os americanos, que não têm nada a ver com o território, decidiram instalar uma base militar na região, que serviria para bombardear países locais, que ousassem desafiar as ordens de Washington. Foi daí que partiram os últimos ataques norte-americanos, contra Afeganistão e Iraque. Além da localização convenientemente estratégica, as ilhas servem como meio de demonstração do poderio americano na região. Um avião bombardeiro B-52 ou um Stealth poderia, saindo de Diego Garcia, alcançar qualquer país da costa leste da África, sul da Ásia ou mesmo chegar à Oceania.
O caso das ilhas Chagos é uma mistura de racismo puro e simples, desejo de poder e desrespeito às normas que regem a declaração Universal dos Direitos Humanos, que pouquíssimos países no mundo podem alegar cumprir. Em 2000 a Suprema Corte Britânica decidiu que a ordem de expatriação dos chagossianos era ilegal (rá, rá, rá) e eles poderiam voltar, exceto para Diego Garcia, onde ficam os cães assassinos de aluguel dos EUA. Resta saber porque a ONU permitiu a deportação em 1960-70 (que pergunta estúpida, a ONU não permitiu, mas quem se importa?) e até hoje não promulgou nenhuma sanção contra Grã Bretanha e Estados Unidos?

3 comentários:

Flora Hannah disse...

Oi,

obrigado pelo comentário.

Baderneira...hahahahahaha!!!

e desde quando senso comum, tem alguma coisa haver, com mentira pura e insultante!!!

isso aqui é bem interessante:

"Um avião bombardeiro B-52 ou um Stealth poderia, saindo de Diego Garcia, alcançar qualquer país da costa leste da África, sul da Ásia ou mesmo chegar à Oceania"

e isso aqui é ilário:

"os cães assassinos de aluguel dos EUA"

um abraço,
Graci.

Flora Hannah disse...

Oi,

é um mistura de tudo...
estágio/pesquisa/paunocú do bogo, frustações...

ops...palavrão é feio!!

é uma questão de satisfazer um impulso de "liberdade"...

mas por enquano ainda não gritei. quando gritar vai dar pra ouvir lá na Sibéria. :D!

um abraço,
Graci.

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,