09 maio, 2006

Série Regiões entregues por povos oprimidos após guerras imperialistas 26 - Karelia





Karelia é a denominação comum de parte das terras localizadas entre o golfo da Finlândia, os lagos Ladoga e Aaninen e o mar Branco, na Rússia. Historicamente a região é o ponto de encontro de três culturas distintas: os nórdicos suecos, presentes aí desde o século XII, os suomi, ou finlandeses, cuja língua guarda semelhanças como os povos da estepe que emigraram para a Europa em levas desde a era do Bronze, e os eslavos russos, especialmente ligados a região de Lvov.
Com tantas diferenças culturais, não é de setranhar que a região de Karelia sempre tenha sido mutio disputada por estes povos. O reino sueco dominou politicamente a região até o século XIX, quando os finlandeses conseguiram sua independencia. Já a Rússia conquistou Karelia durante a guerra do Inverno, em 1939, quando os bolcheviques invadiram a Finlândia. Em 1943 os finlandeses expulsaram os soviéticos de Karelia, mas ao fim da Segunda Guerra foram derrotados e perderam definitivamente a área para os russos.
Economicamente, a parte russa da Karelia é uma das regiões mais atrasadas da Europa, contando com pouca ou nenhuma atenção do governo russo, desde o fim da guerra Fria. Com o término das hostilidades entre a URSS e a OTAN Karelia perdeu boa parte de sua importância estratégica militar, e hoje permanece abandonada pelo governo central de Moscou.
A subdivisão da federação russa se dá por meio de repúblicas autônomas, e uma destas é Karelia, mas a parte que pertencia aos finlandeses hoje é administrada pela região de Leningrad Oblast.
O governo finlandês não possui nenhuma exigência oficial de devolução das terras de Karelia ao antigo status quo, mas grupos civis dentro da Finlândia frequentemente vem advogando o direito dos mais de 450 mil exilados karelianos, espalhados pela Europa, de retornar as suas antigas terras, desapropriadas pela URSS ápós a invasão. Para os finlandeses, Karelia estaria melhor se fosse administrada pelo governo finlandês, o que é uma coisa óbvia.

9 comentários:

Flora Hannah disse...

Oi,

esse óbvio, deu um ar de sinismo ao texto...
será que acertei?!?!?!

e atualiza isso aqui, tá parecendo eu!!!

um abraço,
té.

Flora Hannah disse...

Oi,

não vai mais atualiza isso aqui?!?!?

té.

Anônimo disse...

Very pretty site! Keep working. thnx!
»

Anônimo disse...

This site is one of the best I have ever seen, wish I had one like this.
»

airtonsiqueira7 disse...

GIVE A PEACE A CHANCE!!!!!

airtonsiqueira7 disse...

YES!!!

airtonsiqueira7 disse...

FÁCIL TE QUERER 2009!!!!

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,

Anônimo disse...

farther apoorv member titled collocated imperial maria nsrs karger frosts anticipate
semelokertes marchimundui