21 agosto, 2006

Série Antigas Colônias Hispânicas na África Negra oprimidas por outras ex-colônias Hispânicas 31 - Ilha Bioko

A ilha de Bioko é o trigésimo primeiro país oprimido de nossa grandiosa lista que não para de crescer de territórios sob o jugo estrangeiro, em seu caso, o da Guiné Equatorial.

Localizada na região do Golfo da Guiné, aquela imensa curva no litoral africano semeada de rios, ilhas, etnias e países pequenos (uns vinte), a região é considerada com razão o berço da cultura bantu, um dos macro grupos que compõe a variada população africana. Os habitantes de Bioko, uma pequena ilha na costa de Camarões mas pertencente ao enclave de Guiné Equatorial são em sua maioria descendentes da auto proclamada etnia Bubi, um dos grupos mais antigos da região.

Em destaque: mapa da região, com a ilha de Bioko



Alguns historiadores espanhóis estimam a presença da cultura bubi na região entre 3 e 5 mil anos AP, além de serem uma das raras culturas africanas a ocuparem efetivamente uma ilha do seu litoral (excluíndo-se, naturalmente, as ilhas a pouca distância, são raros os povos africanos que ocupavam as ilhas ditas oceânicas, por sua falta de conhecimentos náuticos, e estas acabaram sendo ocupadas por europeus e seus agregados a partir do século XVI).
O movimento pela independência das ilhas é recente, mas é duramente reprimido pelo governo equatorial, que é dominado em sua maioria por membros de outras etnias. A monarquia Bioko continua atuando na clandestinidade, e faz parte do imaginário popular e das tradições resgatadas pela população local. Uma das características mais interessantes da monarquia Bubi é que todos os súditos são parentes do rei ou de algum alto dignitário, por causa das linhas familiares e de clã. Desta forma, a monarquia Bubi é uma grande família patriarcal, com direitos e deveres em relação aos reis derivados das relações familiares.
A situação da Guiné Equatorial é complicada devido ao fato de possuir, entre outras particularidades interessantes, um governo exilado atuante, que conta com apoio restrito dos governos ocidentais, por defender reformas mais amplas visando a ocidentalização do sistema político da Guiné Equatorial, hoje uma ditadura militar (na verdade, apenas antes da colonização dos invasores espanhóis houve outra forma de governo na região que não fosse ditadura militar).
Com a perda de poder do governo central, a população de Bioko aspira agora por maior autonomia ou até mesmo pela independência completa.

Em destaque: paisagens da ilha Bioko



Em destaque: aspecto de uma pequena vila de Bioko



Em destaque: um lago entre as montanhas que formam a maior parte da paisagem de Bioko

2 comentários:

T. g disse...

Oi,


voltei, um pouco acabada e reprovada, mas voltei.

e Wandall onde tu consegue essas imagens???

beijo,
té.

WD disse...

No google, minha fonte primária de informação.