05 setembro, 2006

Série Antigos Territórios Sobreviventes da Idade Média Européia e pertencentes a feudatários particulares 33 - Ilha de Man

A ilha de Man é nosso trigésimo terceiro país oprimido, localizado junto a Grã Bretanha, mais especificamente no mar da Irlanda (porque da Irlanda?).
A ilha é um dos pequenos feudos remanescentes no mundo (livre?) em que vivemos hoje. Assim como Andorra, a ilha é propriedade de um determinado senhor, a saber, a Coroa Britânica. Não, a ilha não faz parte do Reino Unido, como muitos devem estar pensando. É um território dependente diretamente da Coroa, que por acaso governa o Reino Unido.
Antigo território celta (como quase metade da Europa, caso são saibam), a ilha foi sucessivamente conquistada por normandos e anglos, sendo que a partir do século XIX passou a ter seus negócios geridos diretamente pela Coroa. Embora não faça parte do Reino Unido, faz parte da Commonwealth britânica, assim como Canadá e Austrália. Assim, é ao mesmo tempo reconhecida como uma entidade política autônoma e dependente. Caso os britânicos resolvam se livrar de sua família real (já fizeram isso várias vezes) e tornar-se uma república (já fizeram isso), a Ilha continuaria como território dependente da família real, que provavelmente poderia continuar suas funções de chefe de Estado por ali. Mas os manx não consideram a rainha da Grã Bretanha e Irlanda do Norte como sua chefe de Estado, mas como sua senhora feudal (lorde), já que quem governa a ilha é o parlamento local (como se fosse um país independente, como Austrália e Canadá) e o governador nomeado em Londres (como as Falklands ou Santa Helena, territórios dependentes).
Creio que nem os manx conseguem definir sua situação política, embora culturalmente estejam mais próximos dos irlandeses, já que possuem língua própria (o manx), similar ao antigo Gaélico, falado com variações em Gales e na Escócia. Definitivamente, é um lugar muito estranho par ser definido em razão apenas de sua situação política e cultural, já que apresentam-se mesclados elementos das antigas tradições consuetudinárias aliadas as modernas leis do parlamento.

Vista de um farol, junto à costa de Man


Em destaque: bondes puxados por tração animal, ainda em atividade em Man

Em destaque: o pequeno cavalo manx, base da economia agrícola local

Um comentário:

T. g disse...

Oi,

isso aqui é divertido!!!
e vai um drink ai?!

beijo,
té.