16 novembro, 2006

Série Povos sem Pátria que preservam seus costumes ancestrais 39 - Saami/Lapônia

Mapa da Lapônia, terra dos Saamis


Os Saami ou Lapões são descendentes dos grupos étnicos que ocupam a região compreendida entre as regiões do extremo norte da Noruega, Suécia, Finlândia e parte da Rússia. As mais antigas evidências de ocupação humana deste território datam de meados de 4000 anos atrás. Pressionados pela presença dos nórdicos e vikings ao sul, os Saami permaneceram num estágio social essencialmente tribal, sendo incorporados posteriormente aos Estados que eventualmente se formaram na Escandinávia. As terras dos Saami, chamadas de Laplands ou Lapônia, foram divididas e os povos saami perderam sua autonomia para os modernos reinos ao sul.
Os saami economicamente estão plenamente integrados ao mercado local e regional, embora muitos grupos patriarcais ainda possuam um estilo de vida tradicional, aliado a alguns confortos modernos. A base econômica desta região é o extrativismo animal e vegetal, além da criação das renas, importante fonte de carne, leite, couro e trabalho. Os saami eram originalmente nômades, até o início do século XX, e as fronteiras nacionais muitas vezes impediam que acompanhassem seus rebanhos rumo a outros pontos de pastagem.
Durante o século XX, mais precisamente em 1956, os Saami iniciaram negociações com os diversos governos sob os quais estavam submetidos. No mesmo período, foi criado o Conselho Saami Nórdico, visando integrar os povos de cultura Saami sob um mesmo conselho representativo. Seu objetivo é principalmente fazer ouvir a população em relação aos seus direitos sobre as terras e os recursos naturais da mesma, além de servir como catalizador dos movimentos de autonomia para os teritórios originalmente saami.


Em destaque: Saamis



Em destaque: Laponia durante o curto verão





Em destaque: cabana Saami tradicional, feita de ossos, couro e madeira


Nenhum comentário: