30 agosto, 2005

Série Nações Colonizadas por potências Imperialistas 4 - África - Ilha de Reunião




Ilha de Reunião: território ultramarino da república francesa.

A ilha de Reunião faz parte do arquipélago das Mascarenhas. A floresta tropical e os maciços vulcânicos (ponto culminante em 3.069 metros) tornam extremamente interessante sua paisagem. Em 1638, o navio "Saint-Alexis", a caminho das Índias, toma posse desta ilha deserta em nome do rei Luís XIII. A Reunião torna-se departamento francês em 1946. Com uma superfície de 2.512 km², a Reunião tem 706.300 habitantes, constituindo notável convergência de populações: africana, asiática, malgache e européia. A população da Reunião é a maior de todo o ultramar francês.
Para quem não tem a mínima idéia de onde fica Reunião, uma dica: ao lado de Madagascar, de fente para o Oceano Índico. Para que servia antigamente? Como entreposto para as naus que circundavam o continente africano em direção às Índias, antes do canal de Suez. Mas os navios não tomavam a rota interna, entre Madagascar e a África? Sim, era uma possibilidade, mas por fora da ilha as naus aproveitavam os ventos das monções do Oceano Índico, e chegavam mais rápido. Qual o interesse dos franceses em uma ilhazinha remota, no fim do mundo?
Observe o mapa novamente e note uma estranha disposição das colônias (perdão, departamentos de ultramar) francesas. Suponha que os interesses franceses exijam a instalação de umas bases militares nestas regiões (tem uma bem grande na nossa vizinha, Guiana Francesa). Suponha que essas bases tenham capacidade para aquartelar uns vinte ou trinta mil soldados de uma só vez. Suponha ainda que os interesses franceses tenham que ser defendidos por estes bravos soldados... Pra bom entendedor, meia palavra basta.
A pergunta que faço é: os habitantes de Reunião, de maioria francesa emigrada, querem ficar independentes da França, perdendo os gordos subsídios que o Ministério do Interior Francês investe na ilha? Querem a anexação do território a Madagascar??? Como livrá-los dessa terrível opressão em que vivem? Pela libertação imediata de todos os povos oprimidos do mundo!

2 comentários:

Anônimo disse...

Vamos no Gina sexta-feira...

Anônimo disse...

Sim, provavelmente por isso e