02 maio, 2006

Série Nações Oprimidas em Mares Esquecidos que ninguém se lembra 25 - Ostriv Zmiyinyy/ Isla Serpilor






A ilha Zmiyinyy/Serpilor é um território oprimido localizado no mar Negro, entre a Ucrânia e a Romênia, sendo que esta última julga-se a dona do território. A Ucrânia ocupa a ilha com cerca de cem habitantes, a maioria pesquisadores e pescadores, devido à localização estratégica da mesma, no delta do rio Danúbio.
Antigamente um santuário dedicado à memória do herói Aquiles, a ilha passou sucessivamente sob domínio grego, macedônio, romano, turco, romeno e soviético. Esta última mudança de mãos ocorreu após a segunda guerra mundial, quando os romenos, aliados do Eixo, perderam boa parte dos antigos territórios da Bessarábia para a URSS. Além da perda destes territórios, a Romênia tornou-se um satélite do gigante comunista, situação que perdurou até a década de noventa.
Após o esfacelamento da URSS e o surgimento das repúblicas independentes, os romenos tentaram, sem sucesso, fazer rever os antigos tratados assinados com os soviéticos. Em 1948, os soviéticos unilateralmente moveram a fronteira entre a URSS e a Romênia para o lado oeste do delta do Danúbio. A ilha Zmiyinyy/Serpilor não fazia parte ou era mencionada nos tratados, o que faz dele território de jure da república romena. A Ucrânia, herdeira do território da Bessarábia, nega-se terminatemente a ceder qualquer parte do território aos antigos donos, alegando direito adquirido de guerra.
Na verdade, nenhum dos dois países está muito interessado na pedra em questão, mas sim na plataforma continetal, onde estimam-se existir reservas de óleo entre 1o milhões de barris e um bilhão de metros cúbicos de gás.
Contra o imperialismo econômico excuso (como se houvesse outro tipo de imperialismo...)!

Um comentário:

Anônimo disse...

Greets to the webmaster of this wonderful site. Keep working. Thank you.
»