13 agosto, 2008

Série Territórios Culturalmente Distintos Agregados a Países Influentes 51 - Nagalim

Mapa de Nagaland, estado indiano, que juntamente com pequenos trechos de Myanmar, forma o território Nagalim

Nagalim é como se chama a região compreendida entre Índia e Myanmar e que é habitada pela etnia naga, uma das mais numerosas etnias do estado Indiano. A região sempre foi palco de disputas entre os grandes impérios históricos da região, como a China, a Índia e o Camboja, e sofreu ao longo do tempo com diversas migrações e guerras em sua história.
A etnia Naga, que dá seu nome ao território Nagalim, emigrou da Mongólia no século X e estabeleceu-se nas montanhosas regiões do hoje território nordeste indiano. Por sua própria característica cultural, os nagalins são culturalmente mais próximos dos tibetanos, mongóis e chineses do que dos indianos. Estão na zona de transição entre as culturas indiana e chinesa, bem na borda da península que conhecemos como Indochina. É quase natural que os nagas tenham sofrido com os interesses de seus muitos vizinhos, geralmente mais numerosos e mais fortes militarmente.
Interessante é o fato de que, ao contrário dos indianos, que se dividem em uma maioria hinduísta e algumas minorias budistas e muçulmanas, os nagas seguem o cristianismo, um fato bastante inusitado em uma região historicamente adversa a esta religião. O cristianismo existe como minoria em todo o mundo, e maioria no Ocidente, mas nesta região específica é seguido por 95% do três milhões de nagas.
A região nagalim é extremamente montanhosa e sua exploração econômica baseia-se em uma cultura intensiva do arroz nas encostas (terraços) e na mineração de alguns recursos locais, como urânio e cobre, por empresas indianas e consórcios estrangeiros. O governo indiano reconhece os nagalins como um Estado da União Indiana (Nagaland) e não cria empecilhos para o seu reconhecimento como uma cultura distinta e autônoma, mas não tenciona aumentar a autonomia local e nem mesmo renunciar a soberania do território em favor de uma independência naga. Os nagas dividem-se quanto ao tema independência, mas são unânimes em defender mecanismos de preservação de sua cultura e identidade frente à massificação estatal indiana.

No destaque: cerimônia cultural naga, que poderíamos definir como sino-tibetanos de religião cristã em um estado Hindu!


No destaque: a montanhosa paisagem do território nagalim

2 comentários:

T. g disse...

Oi,

e ai muita história pra contar???

beijo,
té.

T. g disse...

Oi,

e ai muita história pra contar???

beijo,
té.