01 setembro, 2006

Série Arquipélagos Localizados em regiões remotas e em disputa por países imperialistas 32 - Ilhas Kurillas


A Segunda Guerra Mundial ainda não acabou, pelo menos para dois países: a União Soviética e o Império Japonês, representados atualmente pela Rússia e pelo Japão. Tudo por causa de um pequeno arquipélago que liga a parte peninsular de Kamchatka à ilha de Sapporo, norte do Japão.
As ilhas, tratadas como Kurillas pelos russos e como territórios do Norte pelos japoneses são uma das áreas abocanhadas pela antiga URSS como despojos de guerra durante a Segunda Guerra Mundial. Como sabem, após a derrota do eixo na parte européia, a URSS concentrou seus esforços para expulsar os japoneses da China, invadindo a Manchúria, da Coréia e do mar de Okhotsk. Enquanto os americanos atacavam por mar, pelo sul, algumas unidades anfíbias do exército vermelho ocupavam a região norte do Japão, em especial o arquipélago em disputa.
Após o fim da guerra, a URSS negou-se a devolver o território aos japoneses, pretextando, como no caso da Bessarábia, direito de guerra. Nada que espante: os americanos ocupam Okinawa até hoje, e mantém milhares de soldados no Japão a pretexto de defender o país do resto do mundo. O território historicamente vem sendo sucessivamente ocupado por alguns senhorios do norte do Japão desde o século XVIII. A parte mais ao norte, junto da área peninsular, sempre teve asentamentos russos, a partir do século XIX. Desta forma, russos e japoneses compartilhavam a soberania sobre as ilhas. Em 1875, as ilhas foram cedidas ao Japão, em troca da soberania plena russa sobre a ilha Sakhalin. Apenas após a segunda Guerra Mundial é que os russos retomaram a sua posse, sem protestos japoneses, exceto pelas quatro ilhas ao sul, denominadas de Chishima. Sem um acordo viável nesta questão, a Segunda Guerra Mundial permanece me aberto, mais de 60 anos depois.

Agora, o que interessa: por que os russos fazem tanta questão de manter as Kurillas?


Pelo controle total do mar de Okhotsk e de seus recursos minerais e pesqueiros: pirita, sulfatos em geral, minérios polimetálicos (tungstênio, magnésio, titânio). Também não se descarta a possibilidade da existência de jazidas petrolíferas na região, junto à plataforma continental, embora toda a área seja de origem vulcânica.

Em destaque: uma vista das Kurillas:




Um comentário:

Anônimo disse...

Nao tem nada a ver. O que a Russia faz nas ilhas Kurilas e uma apropriacao ilegal de um territorio de outro pais. Se pensarmos dessa forma a Alemanha Ocidental seria dos americanos e a Oriental dos russos. Ha controversias a serem discutidas nas ilhas disputadas com a China mas nao com as ilhas Kurilas.